sexta-feira, 22 de junho de 2012

Muge150th



Caros colegas,

Em 1863, Carlos Ribeiro da Comissão Geológica Portuguesa, descobriu os primeiros concheiros mesolíticos de Muge. Estes foram dados a conhecer ao mundo em 1880 no Congresso Mundial de Antropologia e Arqueologia Pré-históricas que se realizou em Lisboa. Com talvez a excepção da arte Paleolítica do Vale do Côa, os concheiros de Muge são o complexo arqueológico mais conhecido internacionalmente e, do ponto de vista científico, um dos conjuntos mais importantes da Arqueologia Portuguesa.

Em 2013 celebrar-se-ão os 150 anos da descoberta dos concheiros e com o objectivo de se organizar um congresso internacional, a ter lugar entre 21 e 23 de Março de 2013 em Salvaterra de Magos, uniram-se, até ao momento, um conjunto de instituições, autárquicas, privadas e científicas, nomeadamente o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Geológico, as Universidades de Coimbra e do Algarve, a Casa Cadaval (proprietária dos terrenos onde se encontram as jazidas arqueológicas), a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a National Geographic Portugal.

A Comissão Científica, composta por Cleia Detry (UNIARQ, Universidade de Lisboa), Eugénia Cunha (Universidade de Coimbra), T. Douglas Price (University of Wisconsin, Madison) e pelo signatário, iniciou já os convites a uma lista de cerca de uma vintena de especialistas na matéria, provindos um pouco de toda a Europa, EUA e Canadá e faz saber agora que o Call for papers está já aberto, podendo a comunidade arqueológica proceder à sumbissão de propostas para comunicações orais e posters. A submissão e outras informações relevantas podem encontrar-se em

http://www.muge150th.com/

Com so melhores cumprimentos,
A Comissão Científica

Sem comentários: