Quem somos


O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia (NAP) da Universidade do Algarve é uma unidade totalmente dedicada ao desenvolvimento, dinamização e divulgação da investigação no domínio da Arqueologia e da Paleoecologia humana.

Os objectivos do NAP são sobretudo a divulgação da disciplina arqueológica em contextos não científicos; a cooperação em projectos e elaboração de novas propostas de trabalho; a intensificação e dinamização dos contactos com sociedades e associações científicas, nacionais e estrangeiras; e a promoção e organização de reuniões científicas (congressos, conferências, cursos, workshops e demais actividades relacionadas).
Ao longo dos últimos anos a investigação arqueológica no Algarve tem sofrido um maior impulso, em grande medida fruto do acometimento de alguns investigadores ligados à Universidade do Algarve. O ponto de chegada deste progresso é, certamente, a existência, actualmente, de dois cursos (de 1º e 2º ciclo) totalmente dedicados ao ensino da teoria e práticas arqueológicas na instituição. O surgimento do NAP enquadra-se, portanto, neste mesmo espírito de iniciativa e de divulgação da praxis arqueológica.

Serve este blogue para a difusão de ideias, trabalhos e actividades no âmbito do núcleo, constituindo também um espaço de diálogo, aberto a todos os que queiram participar.