quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Estudos funcionais recentes em matérias-primas alternativas ao sílex: avanços metodológicos e inferências arqueológicas”

Estão disponíveis online e em CD-Rom as actas do encontro internacional “Estudos funcionais recentes em matérias-primas alternativas ao sílex: avanços metodológicos e inferências arqueológicas” realizado em Maio de 2008 (23-25 de Maio) no Padrão dos Descobrimentos, financiado pelo Fundo de Apoio à Comunidade Cientifica da FCT e em parceria com o IGESPAR, I.P..




Organizadores
• Marina de Araújo Igreja
LAMPEA – UMR 6636 du CNRS (França), pos-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no Centro de Arqueologia da F.L.L. (Uniarq)
• Ignacio Clemente-Conte
Laboratório de Tecnología Prehistórica, Departamento de Arqueología y Antropología, IMF-CSIC, Barcelona (Espanha).

São vários os métodos de registo e de análise do vestígio arqueológico desenvolvidos nos últimos 50 anos, os quais permitiram alargar o leque de inferências sobre as sociedades humanas da Pré-historia. A Traceologia em particular, consiste em determinar a função dos artefactos arqueológicos através da análise dos vestígios de utilização conservados nas suas superfícies. Tendo como método a arqueologia experimental e a observação ao microscópio, este tipo de estudo é complementar às restantes técnicas arqueológicas. Apesar de fundamental para a reconstituição dos modos de comportamento das sociedades do passado, nas suas componentes técnicas, económicas e sociais, a traceologia é uma área ainda pouco utilizada em Portugal.
Em muitos contextos arqueológicos os artefactos fabricados em pedra, constituem a principal fonte de informação sobre os sistemas técnicos, quando não a única, permitindo reconstituir uma parcela importante do comportamento das sociedades pré-históricas. Eles revelam uma multiplicidade de opções técnicas, desde a matéria-prima seleccionada às modalidades de exploração e de utilização adoptadas.
Os artefactos em sílex foram durante muito tempo os objectos preferencialmente estudados concentrando o interesse dos investigadores nas diferentes áreas disciplinares. Os utensílios fabricados em outros tipos de rochas como o quartzito, o quartzo, ou o basalto, por exemplo, foram negligenciados devido às características físicas destas rochas que dificultam o trabalho de leitura e de interpretação.
Assiste-se nos últimos anos a um interesse crescente pelo estudo de indústrias líticas fabricadas nestas matérias-primas, com a multiplicação dos trabalhos de investigação que contemplam não só a componente metodológica - desenvolvimento de técnicas de análise específicas para a observação destas rochas com o recurso a equipamentos microscópicos sofisticados variados – como também a de estudos de materiais arqueológicos – os resultados obtidos para os artefactos fabricados nestas rochas documentam esquemas operatórios originais e estratégias de gestão distintas das do sílex..
Resultados de um projecto de Pós-doutoramento financiado pela FCT sobre a traceologia dos artefactos de pedra lascada de contextos do Paleolítico Superior, motivaram a organização do encontro internacional “Estudos funcionais recentes em matérias-primas alternativas ao silex: avanços metodológicos e inferências arqueológicas” que teve lugar nos dias 23-25 Maio de 2008 no Padrão dos Descobrimentos, financiado pelo Fundo de Apoio à Comunidade Cientifica da FCT e em parceria com o IGESPAR. Este encontro pretendia fazer um balanço dos novos métodos disponíveis e dos resultados arqueológicos obtidos no âmbito de trabalhos recentes.
Tratou-se da 1ª reunião realizada em Portugal sobre este tema, com especialistas portugueses e estrangeiros convidados nas áreas da Tecnologia e da Traceologia. A publicação das actas, agora disponível gratuitamente em suporte digital (Internet e CD-Rom), é fundamental para os projectos de investigação que se encontram em curso em Portugal, permitindo completar os quadros de interpretação do papel desempenhado por estas matérias-primas nos contextos arqueológicos portugueses cujo conhecimento é ainda lacunar.

Citação bibliográfica das actas
CD-Rom
RECENT FUNCTIONAL STUDIES ON NON FLINT STONE TOOLS: METHODOLOGICAL IMPROVEMENTS AND ARCHAEOLOGICAL INFERENCES, 23-25 May 2008, LISBOA - Proceedings of the workshop [CD-ROM]. Lisbon (Padrão dos Descobrimentos): Marina de Araújo Igreja, Ignacio Clemente Conte, 2009. ISBN 978-989-20-1803-4.
Website
RECENT FUNCTIONAL STUDIES ON NON FLINT STONE TOOLS: METHODOLOGICAL IMPROVEMENTS AND ARCHAEOLOGICAL INFERENCES, 23-25 May 2008, LISBOA - Proceedings of the workshop [Em linha]. Lisbon (Padrão dos Descobrimentos): Marina de Araújo Igreja, Ignacio Clemente Conte, 2009, actual. 2009. Disponível em: http://www.workshop-traceologia-lisboa2008.com/. ISBN 978-989-20-1804-1.

Sem comentários: