quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ciclo de Conferências: Interdisciplinaridade e construção de um modelo interpretativo no estudo da população neolítica do Algar do Bom Santo (Alenquer, Lisboa)


O Núcleo de Alunos de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve convidam a assistir à palestra Interdisciplinaridade e construção de um modelo interpretativo no estudo da população neolítico do Algar do Bom Santo (Alenquer, Lisboa), pela Prof. António Faustino de Carvalho, Universidade do Algarve , a realizar-se no dia 11 de Março às 17h30 na sala 2.35 da FCHS, Campus de Gambelas.

Contamos com a vossa presença!


Resumo

O estudo sistemático da gruta-necrópole do Algar do Bom Santo (Alenquer, Lisboa) indicou um complexo cenário social, económico e populacional. Recorrendo a análises isotópicas diversas e a ADN antigo de restos humanos, a par de análises de proveniência de matérias-primas, estudos de variabilidade estilística da cultura material e uso de dados paleoambientais, foi possível perceber qual era o território e a organização social de uma população humana datada de 3800–3400 cal BC, isto é, da fase média do Neolítico. Os resultados indicam que se trata de uma “sociedade segmentária” que praticaria uma agricultura e pastorícia itinerantes, em que predominariam práticas exogâmicas enquadradas, provavelmente, por normas de patrilocalidade. Este modo de vida pode ter sido o dos primeiros construtores de megálitos da região — cujos protagonistas poderão ter sido mesmo os próprios indivíduos inumados na gruta — mas será necessária investigação adicional para avaliar corretamente o grau e tipo de participação desta população em tal fenómeno.



Sem comentários: