quarta-feira, 23 de março de 2011

Água, Fogo e Terra. Uma viagem pelos banhos proto-históricos


Associando-se ao conjunto de actividades culturais promovidas para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, que em 2011 foi subordinado ao tema "Água: Cultura e Património", a Sociedade Martins Sarmento irá promover, no dia 16 de Abril, pelas 21h30m, a actividade "Água, Fogo e Terra. Uma viagem aos banhos proto-históricos". Esta iniciativa irá levar os participantes numa pequena viagem pelo mundo das saunas castrejas, numa visita nocturna aos dois edifícios de banhos da Citânia de Briteiros, os banhos Sul e Este. Esta última estrutura não se encontra, normalmente, visitável, mas será também um dos pontos a focar no trajecto pedestre nocturno, que irá atravessar as ruínas da Citânia.

Esta iniciativa, inédita no local, permite aos visitantes observar estes monumentos particulares, em que a água, o fogo e a terra se conjugavam, de uma perspectiva diferente, sublinhando os aspectos arquitectónicos mais característicos, desde as pedras formosas, às fornalhas que aqueciam aqueles espaços.

Tendo em conta as necessárias limitações, e condições de segurança, a participação implica uma inscrição prévia pelo e-mail citania@msarmento.org, ou pelo telefone 253 478 952, com indicação do número de participantes. A entrada é gratuita.

Sem comentários: