terça-feira, 10 de março de 2009

Silves recebe Colóquio Internacional sobre os Moçárabes no Gharb Al-Andalus


O Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, numa organização conjunta com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, promove o primeiro Colóquio Internacional subordinado ao tema “Os Moçárabes no Gharb Al-Andalus. Sinais de uma cultura”, no dia 14 de Março,no Auditório do Instituto Superior Jean Piaget, em Silves.

Os Moçárabes, realidade social e cultural que existiu entre os séculos VIII e XII, são uma área tradicionalmente pouco estudada em Portugal.

Com este primeiro encontro, o CELAS afirma pretender «fazer o ponto da situação sobre os conhecimentos actuais em Portugal e noutros países, delinear perspectivas de futuras investigações e promover a regularidade dos encontros com um leque cada vez mais alargado de especialistas».

Temas como “Existe una identidad mozárabe?”, “Novos elementos sobre a arte moçárabe em território português”, “Identidade e resistência. São Vicente e os Moçárabes de Lisboa”, “Os Moçárabes de Coimbra na frente de resistência à monarquia leonesa (séc.XI-XII)”, “Nos traços dos Moçárabes para uma investigação de hagiotoponímia no espaço português”, “Cronística Moçárabe (séculos VIII a XII)”, serão abordados pelos Professores e investigadores Maria de Jesus Viguera Molins, Paulo Almeida Fernandes, Pedro Picoito, Mário Campos de Gouveia, Isabel Alves Moreira, António Rei, vindos da Universidade Complutense de Madrid, da Nova de Lisboa e de outras instituições.

Após o debate, decorrerá o lançamento do nº 6 da revista «Xarajib», publicação do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, que apresenta nesta edição mais um importante conjunto de estudos, muitos deles inéditos, referentes à história, à cultura e ao património árabo-islâmicos e do Al-Andalus, da autoria de eméritos investigadores tanto portugueses como estrangeiros.

Este evento é apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves, pela Gráfica Zambuja e pelo Instituto Superior Jean Piaget.

As inscrições podem ser efectuadas junto do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves: Apartado 57, 8300-999 Silves, pelo telemóvel 966345976, ou pelo e-mail silveslusoarabe@hotmail.com.


Barlavento On-line

Sem comentários: