quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vestígios de um Passado Tropical. Os fósseis de Cacela

A exposição Vestígios de um Passado Tropical. Os fósseis de Cacela estará patente ao público até ao final do presente ano lectivo no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita. Pode ser visitada entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00.

Alertar a comunidade para a importância do património geológico do concelho de Vila Real de Santo António é o principal objectivo da exposição Vestígios de um Passado Tropical. Os fósseis de Cacela, organizada pelo CIIPC em parceria com uma equipa de investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg.

As estrelas desta exposição são um conjunto de fósseis recolhidos na Jazida Fossilífera de Cacela Velha, onde se podem encontrar sedimentos que contêm o testemunho melhor preservado e mais completo do nosso País, em termos de abundância e diversidade de fósseis de moluscos formados num período da História da Terra designado de Miocénico.

Através de uma série de painéis ilustrados e de uma projecção multimédia os visitantes desta exposição podem aprender mais sobre a formação geológica de Cacela, tal como sobre o ambiente, a ecologia e a paisagem do período em que se formaram estes fósseis. Haverá ainda espaço para uma breve incursão sobre a diversidade dos fósseis que ali se podem encontrar, mostrando-se, de uma forma didáctica, todo o trabalho desenvolvido pelos paleontólogos, alertando-se simultaneamente para a importância da protecção da geodiversidade.



Jazida de Fossilífera de Cacela Velha revela passado tropical

Um fóssil é um resto ou um vestígio de um organismo conservado em material rochoso. Tendo em conta o tamanho e a espessura das conchas analisadas pelos investigadores da UAlg, estes fósseis são associados a ambientes tropicais.

A Jazida de Fossilífera de Cacela Velha tem um elevado valor educativo, cultural e científico na medida em que tem sido alvo de estudos por vários investigadores portugueses e espanhóis desde meados do Séc. XIX, existindo actualmente vários exemplares integrados em colecções de diversos museus europeus.



Contacto para entrevistas:
Prof.ª Delminda Moura
dmoura@ualg.pt

Sem comentários: