Caros colegas,
O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve vem anunciar mais uma conferência do ciclo de palestras Arqueologia ao Sul, desta vez por Nelson Almeida, com o tema "Os registos arqueofaunísticos do Baixo e Médio Vale do Tejo durante o processo de neolitização: resultados preliminares de um projecto de investigação", que se realizará no próximo dia 8 de Maio pelas 17h30 na sala 2.35 do edifício da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Gambelas)
RESUMO
Está em desenvolvimento um projecto de investigação que pretende, através da revisão de colecções arqueofaunísticas anteriormente observadas e do estudo de outras inéditas, enquadrar estes registos nas discussões sobre o processo de neolitização. Para tal, optou-se por tomar como área de estudo o Baixo e Médio Vale do Tejo e como âmbito crono-cultural os contextos do Neolítico antigo até ao Calcolítico inicial. Através de uma metodologia assente na análise zooarqueológica e tafonómica procura-se i) realizar considerações específicas ao nível dos contextos estudados e sua formação, e ii) elaborar uma tentativa de síntese actualizada dos registos arqueofaunísticos no Vale do Tejo.
Nesta comunicação são apresentados alguns dados preliminares focando contextos na Estremadura, Alto Ribatejo e Extremadura espanhola. Os sítios em análise representam distintos modelos de ocupação territorial, tanto em gruta (e.g., Gruta do Cadaval), como em ar livre (e.g., Espargueira/Serra das Éguas). Tendo como base indicadores tafonómicos é discutida a formação destes registos, salientando-se a relevante acumulação de vestígios de leporídeos nas ocupações em gruta. Diferenças de representatividade de espécies e padrões demográficos, entre outros, serão também apresentados e discutidos.